quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Aprenda a fazer jogos do zero. BLENDER - 001 "Básico"

Como prometido, vou iniciar os tutoriais Blender voltado para a área de produção de jogos, a primeira coisa a se fazer é instalar o software, não tem segredo, é como instalar qualquer outro programa! https://www.blender.org/

O Blender tem um layout intuitivo e que pode ser personalizado, por padrão a tela inicia no layout "Default", analise a imagem e descubra quais itens estão presentes neste layout!



Ao colocar o mouse entre as divisas duas setas apareceram
 e você poderá definir o tamanho e a posição das divisas,
 mas por enquanto vamos aprender a navegação em 3D.

Os controles são diversos e existem vários métodos de se chegar ao mesmo resultado, vou apresentar todos o que sei! utilize o que mais se sentir confortável!

Rotacionar a visão da janela 3d: clique com o botão do meio do mouse e arraste para algum lado (importante!!! toda ação desejada deve ser feita com o cursor do mouse , vulga "seta do mouse", dentro da janela onde será feita a ação!), outra opção muito útil para rotacionar a visualização 3D é utilizar o numpad do teclado. Utilizando as teclas 2,4,6,8 como "setas" você rotaciona de 15 em 15 graus a tecla 1 ativa a visão frontal, a tecla 3 a visão lateral e a 7 a visão por cima (use Ctrl + 1/3/7 para inverter) , a tecla 5 do numpad vai inverter o modo de visualização de ortográfico para isométrico.



Zoom : o zoom eh aumentado / diminuindo usando rolagem do mouse, segurando "Ctrl" e clicando e arrastando o botão do meio do mouse ou usando + e - no numpad.

Movimentação : é inicialmente confusa e muita gente se atrapalha com ela, pois ela não se movimenta para frente e para trás (função atribuída ao zoom) mas sim no sentildo lateral da visão e superior , pratique assumir algumas posições e com o passar do tempo, vai esquecer dessas dificuldades! para isso basta (com o cursor na tela 3D) segurar "Shift" clicar e arrastar com o botão do meio, combine rotacionar com isso e não terá dificuldades para se acostumar!

Selecionar Objetos: ATENÇÃO!!! você ainda vai se confundir muito pois esta acostumado a usar o botão esquerdo do mouse para a maioria das coisas no computador, na blender o botão que seleciona algo na visualização 3D é o Direito! para Selecionar mais de um Objeto (acostume-se com o nome, objetos são os itens presentes e organizados na visualização 3D, por Default um CUBO, uma CÂMERA e uma LUZ) segure "Shift" e Selecione (só pra lembrar de novo BOTÃO DIREITO DO MOUSE OK?)

Trocar modo : O modo é como será voltada a edição do objeto sendo a maioria relacionada ao MESH (Ver no Final), no menu de visualização abaixo tem uma caixa com esses "modos" Aprenderemos como usa-los nos próximos tutoriais! vc pode alternar entre os dois últimos modos usando a tecla TAB 




Dicas extras:
Os Botões "N" e "T" abrem e fecham respectivamente submenus laterais na Visualização 3D.
"Shift" + "Espaço" amplifica a janela onde se encontra o cursor fazendo-a ocupar todo o espaço (comando ativa e desativa) é muito útil quando se tem monitores pequenos!
Se por Engano fez alguma Modificação errada seja ela num modelo ou propiedade, use "Ctrl" + "Z" para Desfazer, e "Shift" + "Ctrl" + "Z" para Refazer um comando ou ação (não se aplica a posicionamento da visualização 3D ou a modificações no layout / menu e também vale apenas pra janela que contem o cursor do mouse).


Por enquanto não fique excitado! estou explicando detalhadamente e isso demora, portanto pratique muito antes de ir para a próxima parte! ainda faremos belíssimos modelos como o abaixo, mas pular esses tutoriais é como tentar fazer um desenho de olhos fechados! Bom Estudo e Qualquer duvida Comente! Se por ventura achar algo errado não fique tímido, todos nós erramos ou desconhecemos algo! me avise e corrija, não há nada pior que ensinar algo errado! Obrigado e até a Próxima!








←  ANTERIOR PROXIMA → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Postagens populares

Logo e conteudo original das publicacoes: Propriedade da BRGD.. Tecnologia do Blogger.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *