domingo, 22 de novembro de 2015

Machinarium Review


Machinarium é um jogo indie desenvolvido e publicado pela Amanita Design, uma empresa tcheca composta por 7 pessoas. O jogo está disponível para várias plataformas desde consoles de mesas a vídeo games portáteis e até mesmo celulares. Machinarium pertence a uma categoria que fez muito sucesso no passado e que está retornando aos poucos, os Adventure, também conhecidos como Point and Click. Esse estilo de jogo voltou a tomar popularidade recentemente com os jogos da Telltale Games, porém um diferencial que Machinarium possui, é que ele carrega todo aquele estilo clássico que traz nostalgia e nós remete a tão popular Lucas Art.


O jogo conta a história de Josef, um robô com a capacidade de esticar e encolher seu corpo, em uma jornada para salvar sua namorada de uma gangue de robôs que planejam explodir a cidade que dá nome ao jogo. O roteiro não é nada original e o jogo pouco se aprofunda nisso, o que é perdoável, já que enredo está longe de ser o principal atrativo de Machinarium.

Os gráficos de Machinarium são muito bem feito e não a palavras melhores para descreve-los do que obra-prima. O mesmo vale para a trilha sonora do game, que está presente a todo momento, porem sempre como som ambiente, porém a momentos no jogo que está toma posição de destaque e é ai que você percebe a grandiosidade de tal.

O game foi desenvolvido em Adobe Flash, o que não é algo tão comum quando se trata de jogos comercias, até mesmo para jogos indies, porem, apesar de todas possíveis limitações, o jogo funciona muito bem, até mesmo por sua jogabilidade ser simples e todos os movimentos dos personagens serem pré-programados. Um dos problemas que encontrei relacionados a programação do jogo foi os saves. Toda vez que eu fechava o jogo e abria novamente os saves que eu tinha feito haviam sido perdidos, de certa forma o jogo é relativamente curto, então zera-lo em uma única jogatina não é impossível, porem alguns puzzles podem levar algum tempo para serem resolvidos o que acaba alongando um pouco mais o gameplay então a impossibilidade de salvar pode ser um pouco frustrante. Fora isso eu apenas contatei um bug durante a minha jogatina, em alguns momentos do jogo a timeline dele retrocede e te leva de volta a uma animação que você já viu, à primeira vista isso não parece ser algo muito problemático, mas o fato de que isso pode acontecer quando você está prestes a resolver um puzzle mais complicado pode frustrar muito o jogador.

Como dito antes, o jogo não se estende muito, porém a sua dificuldade pode tornar sua jogatina um pouco maior. Não que o jogo possua uma dificuldade alta, mais o fato de termos que explorar o cenário com cuidado para encontrarmos todos os objetos que necessitamos para prosseguir em nossa jornada pode consumir um pouco de tempo, sem falar ema alguns puzzles mais difíceis que aparecem no jogo e que necessitam de mais raciocínio para serem resolvidos o que pode tomar tempo e algumas tentativas frustradas para que você possa prosseguir.

Mas o jogo te dar uma alternativa para isso. No jogo há um livro trancado com uma fechadura digital, que para ser aberta é preciso passar por um minigame de “nave” onde você guia uma chave até uma fechadura atirando e se esquivando de aranhas. Quando você abre o livro em uma sala, ele te ensina a passar dela, o problema é que o minigame não é difícil e não possui limite de uso, ou seja, você pode usar isso para passar todas as fases sem problema. Eu considero isso um defeito do jogo, já que atualmente os jogos já estão fáceis demais e o desafio proporcionado por Machinarium devia ser um dos atrativos do jogo.


Machinarium não é apenas um jogo, é uma obra de arte, apesar de sua simplicidade traz ótimos gráficos e trilha sonora notavelmente boa, além de desafiar o jogador em vários momentos sua breve campanha consegue te deixar com um gostinho de quero mais.


←  ANTERIOR PROXIMA → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Postagens populares

Logo e conteudo original das publicacoes: Propriedade da BRGD.. Tecnologia do Blogger.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *