domingo, 29 de novembro de 2015

Aprenda a fazer jogos do zero. BLENDER - 002 "Modelando"

Agora que já temos os ensinamentos básicos vamos aprender a modificar uma figura 3D, para isto primeiramente temos que conhecer 2 modos de edição e também saber selecionar ou desselecionar objetos, por default o Blender vem com 3 objetos, sendo eles um cubo, uma câmera e uma point light.

Selecionando

Vamos treinar selecionar os objetos na cena, usamos para isto o botão DIREITO do mouse , sim o direito, não se esqueça desse detalhe! selecione os objetos na visualização 3D e perceba que seu contorno muda de cor (por padrão alaranjado).
Para Selecionar mais de um objeto clique segurando o SHIFT esquerdo.

vamos agora entrar no modo Edição (Edit mode)

podemos entrar usando a tecla TAB.

Agora vamos a aula de Geometria, em figuras 3D existem 3 dimensões, que no Blender são nomeadas de X,Y e Z, (vermelho, verde e azul). Para formar uma figura 3D é essencial a presença de 3 elementos na malha, são eles Vértices (pontos), Arestas (linhas) e Faces (planos); para formarmos uma aresta precisamos de dois pontos no espaço tridimensional, ou seja dois vértices, para formarmos uma Face ou plano, precisamos de no mínimo 3 Vértices e automaticamente de 3 arestas ou seja unir os vértices formando um plano, (tecnicamente quando temos mais de três arestas temos mais de um plano o que difere da matemática, mais isso abordaremos no futuro).

Ao editar algo, isso só se aplica ao que tivermos selecionado , ou seja precisamos selecionar aquilo que queremos mover dividir, duplicar, encolher etc.
temos três modos na edição, podemos selecionar vértices, arestas ou faces, Observe: 


Usamos também CTRL + TAB no modo de Edição para abrir uma aba/menu semelhante.
Manipulador também é uma espécie de cursor que facilita seu trabalho (muito parecida com de algumas engines) modifique suas funções usando o menu colorido abaixo, temos movimentação, rotação e escala :


Agora sim vamos partir para modificações simples:

MOVER: movemos objetos usando o manipulador (botão esquerdo do mouse e arrasta); podemos usar o botão G do teclado e dizer ao Blender o eixo da movimentação e também a medida da mudança exemplo (G depois X depois 10,ou seja movimentei no eixo X, 10 unidades positivas) clicamos com o botão esquerdo do mouse para confirmar e o direito para não confirmar a mudança.

ROTACIONAR: rotacionamos usando o manipulador também, porem temos de selecionar a opção de rotacionar ao lado da seta na imagem acima, e da mesma maneira podemos rotacionar usando a tecla R e o mouse, ou o mesmo esquema da movimentação, apertamos R, digitamos o eixo e o valor, note que a ordem não importa, e é possível visualizar e editar os valores e eixos, pressionando o eixo e deletando o valor, este método também é usado para escalar objeto e seus valores aparecem no canto esquerdo abaixo:

ESCALAR: ou seja aumentar ou diminuir o tamanho do que está selecionado, usamos novamente ou o manipulador ou o método que ensinei (muito útil para mim), usamos para o método a tecla S + eixo + valor ou S + eixo + mouse ou S + mouse.

PS: note que no "método" de usar os botões, se não for especificado eixo, assume o eixo local da câmera, ou seja ele rotaciona com a sua visão, combinar isso com os atalhos das visões numpad que ensinei no tutorial 001 ajuda muito pois a câmera passa a assumir um eixo. já se não for especificado valor, o Blender espera que você o faça usando o mouse, e lembrando confirmar e não confirmar leva sempre o mesmo padrão, clicamos com o botão esquerdo do mouse para confirmar e o direito para não confirmar a mudança. Com isso podemos brincar e editar  cubo, mas não conseguimos ainda transformar este cubo em algo complexo, portanto veremos no próximo tutorial funções que nos permitem usar formas básicas para fazer formas complexas, são elas a extrusão, dois métodos de "corte", e subdivisão. E não podemos editar mais de um objeto ao mesmo tempo, mas existem "mods" para o Blender que permitem isso.

Treine editar o cubo, selecionando apenas algumas partes dele e usando os eixos e atalhos de visão da câmera, e de teclado, o "método" que tanto falei acima, aprenda como ele funciona, se ao longo do seu aprendizado você descobrir ou souber de algo que eu não sei não se acanhe e conte pra mim nos comentários  ;-)

Ao entender os padrões e manhas do Blender tenho certeza que não vai querer outro editor 3D! Obrigado e até a próxima!!!












←  ANTERIOR PROXIMA → Página inicial

Um comentário:

  1. Muito bom, agradeço pelo conhecimento gratuito. Espero que continue os tutoriais, acompanharei sempre que puder no escasso tempo.

    ResponderExcluir

Seguidores

Postagens populares

Logo e conteudo original das publicacoes: Propriedade da BRGD.. Tecnologia do Blogger.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *