terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Aprenda a fazer jogos do zero. BLENDER - 003 "Modelando"

Agora sim as coisas vão ficar interessantes, nesta aula você aprenderá a editar mais a fundo uma malha...
Levando em conta que você aprendeu as primeiros tutoriais e já se familiarizou com o que ensinei vamos a algo um pouco mais específico.

Primeiramente o mais fácil

SUBDIVIDIR: serve pra dividir a malha selecionada em porções menores, isso é util quando se deseja detalhar a malha. Usamos este recurso apertando "W" no Modo de Edição, então acessamos um menu com diversas funções, dentre estas nosso alvo é a Subdivide , podemos usar a subdivide comum, que apenas divede a malha, ou a subdivide smooth que "arredonda" a malha além de dividi-la.











Resultado do subdivide:
 
Resultado do subdivide smooth:


KINFE: a tradução diz tudo, é uma faca, ela serve pra cortar a malha ela tem comandos específicos é é bem útil quando eu nescessito dela, o que acontece raramente, ative o modo knife com a tecla "K" ai temos mais comandos depois aparecera uma faca no lugar do cursor do mouse, e junto a ela um ponto quadrado:
-Enter : confirma.
-"E" : nova seleção.
-Clique Mouse Esquerdo : adiciona pontos, entre os pontos vão formando uma linha, que se passar por arestas efetuará cortes (lembrando que temos que confirmar!), da pra colocar diversos pontos, e se Segurar a tecla CTRL o corte será efetuado no midpoint da arestra ou seja bem no meio dela.


Resultado do knife:


LOOP CUT: utilizada para cortar seções inteiras no ponto mediano ou no valor de 0 a 1 que vc der, ou mesmo com o mouse, com a rolagem no mouse vc define o numero de cortes a ser feitos na seção, é nessessário confirmar duas vezes com o botão direito, a primeira confirma o numero de cortes e a segunda a posição. Tecla "R" para ativar.

apertando R:

selecionado o numero de loop cuts:

selecioando a posição depois de confirmar a primeira vez:

depois de confirmado:





e agora com vocês...

EXTRUDE: tecnica ultilizada pra criar seções a partir do que esta selecionado, extremamente útil! falando é dificil de compreender...
Use a tecla "E" no Edit Mode para acionar a extrusão.

acompanhe as imagens e entenda :

Selecionado o que desejo "extrudar":

Extrudando:

Dica: a blender também extruda pra dentro! além de varias faces...


 AGORA PRESTE MUUUUUUITA ATENÇÃO!

Se você ultilizar este recurso e apertar o botão direito do mouse, pode parecer que a ação foi cancelada... POIS NÃO FOI, o "extrude" simplesmente ficou no lugar, se você cancelar, tenha em mente verificar movendo a seleção (apenas pra ver o erro não é preciso confirmar ou deletar nada): outra maneira de ver esse erro é perceber que a seleção parou de ampliar sua coloração nas arestas, entenda na imagem!


 depois da extrusão e clique com botão direito:

movendo a peça verificamos que o cubo na verdade sofreu extrusão!

Erros como esse prejudicam muito seu progresso na modelagem, evite-os a todo custo!
Se perceber que vc fez este erro um CTRL + Z resolve!


Bom por enquanto é só, tentar combinar esses metodos é bem util, por exemplo o "erro" acima não é um vilão, e pode ser intencionalmente utilizado combinado com o Scale que vc aprendeu no tutorial passado, e lembrando que extrude tbm admite o eixo e a medida como informação, ou seja posso dizer que quero extrudar no eixo y e como medida 10 então usamos "E" + "Y" + 10, assim como mostrado na aulapassada, isso é um padrão na blender, quase tudo aceita medidas e eixos, aliás, estes comandos que expliquei também ficam listados nas opções laterais da Visualização 3D ("T" para mostrar ou sumir), na aba tools.


Bom treino! Obrigado e até a próxima!




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